COMUNIDADE

O Museu Municipal Abade Pedrosa assume uma relação de compromisso científico e cultural perante a comunidade em que se insere. No cumprimento da sua missão, com o objetivo de criar uma relação de maior responsabilidade perante a coletividade, disponibiliza diversos programas e atividades possibilitando uma participação ativa, estreitando relações na procura de uma integração efetiva e mutuamente enriquecedora.

O seu acervo é constituído essencialmente por objetos arqueológicos provenientes de várias estações arqueológicas do concelho, cujo horizonte cronológico se estende desde o Paleolítico Médio ao advento da Industrialização, compreendendo artefactos de diferente natureza – materiais líticos, cerâmica, moedas, utensílios em ferro e bronze, vidro, epígrafes, etc. A exposição permanente procura documentar o quotidiano das populações nos diferentes períodos históricos, em estreita relação com os sítios arqueológicos que constituem o repositório do conhecimento das culturas retratadas.

Vocação

  • Estudar, documentar, conservar e divulgar o acervo que detém, bem como apoiar e colaborar no estudo, salvaguarda e divulgação do património arqueológico e arquitetónico a ele associado. O Museu tem também como objetivo apoiar e colaborar em estudos de carácter científico que envolvam realidades patrimoniais associadas à história e arqueologia da região em que se insere;
  • Promover a sensibilização, divulgação e promoção da história e do património, assim como incentivar a realização de projetos de investigação no domínio das ciências sociais;
  • Estimular a prática e frequência de atividades culturais, nomeadamente as que se relacionam com as exposições temporárias e demais ações desenvolvidas nas diferentes valências do Museu, designadamente no domínio da arte contemporânea.

O MMAP possui uma grande componente extramuros, caracterizando-se como um museu polinucleado, que procura alterar a forma de vivenciar a arqueologia, porque esta não é um fim em si mesma, mas sim um meio que contribui para a formação e o enriquecimento cultural, permitindo uma cidadania mais ativa.

Objetivos

  • Salvaguardar, estudar e divulgar as coleções que constituem o seu acervo.
  • Valorizar os bens arqueológicos enquanto testemunhos insubstituíveis para o conhecimento das culturas e realidades históricas precedentes.
  • Apoiar e colaborar na salvaguarda, estudo e divulgação do património arqueológico e arquitectónico concelhio.
  • Alargar e diversificar os públicos do Museu.
  • Estabelecer parcerias com instituições congéneres tendo em vista a conservação, estudo, divulgação e fruição do património cultural.
  • Criar e desenvolver núcleos museológicos que venham a integrar a sua estrutura orgânica em diferentes domínios e realidades patrimoniais, associadas à arquitetura e arqueologia, de forma a promover a divulgação da história e do património do concelho.
  • Colaborar, na medida do possível, na criação e organização de núcleos museológicos ou centros interpretativos a serem criados na área geográfica do concelho de Santo Tirso, incentivando a implementação de boas práticas inerentes à nova museologia.