Mamoa de Monte Grande, Alvarelhos, Trofa

Túmulo megalítico localizado nas imediações do Castro de Alvarelhos, concretamente no sopé da elevação denominada por Monte Grande que integra a vertente leste da Serra de Santa Eufémia. Trata-se de uma mamoa de planta circular, de cerca de 36 m de diâmetro, com cratera de violação onde são visíveis dois esteios, mas cuja estrutura interna se desconhece. Foram vários os materiais cerâmicos e líticos recolhidos no local que se encontram em depósito no Museu Nacional de Arqueologia, no Museu do Instituto de Antropologia, na Câmara Municipal de Vila do Conde (Gabinete de Arqueologia) e no Museu Municipal Abade Pedrosa. Entre os materiais cerâmicos merecem destaque um vaso hemisférico liso e um grupo de fragmentos decorados através de puncionamento arrastado que, Susana Oliveira Jorge enquadra nas organizações temáticas III a VI. Os materiais líticos encontram-se representados por um machado polido de planta trapezoidal, alongado e secção elíptica e dois fragmentos de braçal de arqueiro.