32.

Alguidar

Proveniência – Mosteiro de Santo Tirso, Santo Tirso.

Material – Cerâmica. Pasta compacta e bem depurada. Elementos não plásticos pouco abundantes e de pequeno calibre. Cozedura uniforme. Superfícies com vidrado de chumbo transparente que, em contacto com os nódulos ferrosos existentes na pasta, confere à superfície um aspeto mosqueado. Superfície interna e externa vidrada de cor esverdeada (N80). Vidrado espesso e aderente apenas no exterior.

Descrição – Alguidar de bordo espessado projetado para o exterior. Forma troncocónica com fundo de assentamento pleno. Apresenta duas asas opostas de secção plano-convexa e desenvolvimento vertical, aplicadas diretamente abaixo do bordo. O interior revela evidentes marcas de levantamento na roda.

Este tipo de alguidares caracteriza-se pelo perfil troncocónico invertido e fundo plano de assentamento pleno. A parede é reta desenvolvendo um ângulo de 45º com o fundo e o plano do bordo. Na Casa do Infante, Porto, onde se encontra bem representado foi subdivido em quatro tipos que consideram para efeito de classificação a sua dimensão, o perfil e o recorte do bordo (BARREIRA, DORDIO; TEIXEIRA 1998, 169-70, fig. 37). O acabamento deste tipo de peças apresenta-se relativamente uniforme, caracterizando-se a face externa, que normalmente não é vidrada, por apresentar um engobe fino e aderente de tonalidade mais escura que o cerne, de toque acetinado evidenciando estrias de torneamento.

Os vidrados internos são transparentes, podendo assumir tonalidades de castanho-forte, castanho-amarelo, verde e mosqueado.

Classificação e cronologia – Tipo … / Mosteiro de Santo Tirso – Séc. XVIII/XIX.

Dimensões – Altura máxima 190 mm; Diâmetro de bordo 360 mm; Diâmetro do fundo 205 mm; Espessura do bordo 24 mm.

Depósito – MMAP [s/n.º].

Bibli. – Inédito.