5.

Machado/ Placa perfurada

Proveniência – Santuário da N. ª Senhora da Assunção, Monte Córdova, Santo Tirso.

Material – Granito de grão fino com abundante turmalina de cor amarelada (M71) e cinzenta (R73).

Descrição – Machado/placa integralmente polido. Contorno trapezoidal, alongado, com gume convexo descentrado e assimétrico. Talão pontiagudo de arestas arredondadas. Orifício para fixação de secção bitroncocónico, ligeiramente descentrado e assimétrico. Secção biconvexa. Não revela vestígios de utilização. Possível utilização votiva.

Classificação e cronologia – Machado/Placa / Calcolítico.

Dimensões – Comprimento máximo 171 mm; Largura máxima do gume 43 mm; Diâmetro máximo do orifício 5 mm; Espessura máxima 13 mm; Peso 155,25 gr.

Depósito – MMAP, n.º 934.

Bibli. – PINTO 1930, 306; SANTARÉM 1952, 106-109, fig. 1; MOREIRA 2007, 46, n.º 6; 2013, 41-42; 2014, 166-167.

Machado-placa em pedra polida recolhido em 1915, no decurso das obras de ampliação da esplanada da “Capela Velha”, consagrada a Nossa Senhora da Assunção, em Monte Córdova1. Encontra-se atualmente em depósito no Museu Municipal Abade Pedrosa em Santo Tirso e integra a sua exposição permanente2. Machado de média dimensão3, elaborado em granito de grão muito fino, de cor amarelada com abundante turmalina, integralmente polido. Apresenta contorno trapezoidal, alongado, com gume plano-convexo descentrado e assimétrico.

Talão pontiagudo de arestas arredondadas. Orifício para fixação de perfil bitroncocónico, ligeiramente descentrado e assimétrico. Secção plano-convexa. Gume afiado sem vestígio de utilização.

Do ponto de vista da técnica de fabrico ressalta a sua perfeita simetria e intenso polimento não revelando vestígios de ter sido utilizado como instrumento de corte. O orifício, bem centrado no eixo definido pelo gume e o talão, revela um contorno bitroncocónico, com estreitamento no centro, consistente com um processo de elaboração concretizado em dois momentos de perfuração (face A e B), cuja simetria revela um alinhamento perfeito em relação à secção.

Genericamente datados do Calcolítico, cujo contexto arqueológico de todas as ocorrências conhecidas se relaciona com túmulos megalíticos, este tipo de objetos têm vindo a ser interpretados como um tipo de oferenda característico de contextos de enterramento, símbolo de prestígio e poder, revelador de um elevado estatuto hierárquico (LILLIOS; READ; ALVES 2000, 12-13) cujas características, nomeadamente a inexistência de vestígios de utilização do gume, assim como a ausência de desgaste nos orifícios de suspensão, parecem confirmar. Objeto de grande perfeição de talhe e polimento sobre uma rocha particularmente dura e de constituição uniforme, revelando uma técnica de execução extraordinária com poucos paralelos em Portugal. Constitui um digno exemplar do relativo escasso grupo de machados/placas perfurados conhecidos no Noroeste Peninsular, entre os quais se destacam os provenientes da Lagoa de Óbidos (LILLIOS; READ; ALVES 2000, 5-13), do Monumento 3 de Vale de Rodrigo, Évora; da Orca de Fojinho, Vila Nova de Paiva, Viseu (LEISNER 1998, 58); de Fronteira, Alentejo (FERREIRA 1970, 167-168), e na Espanha provenientes de Abelleira, Xermande, Lugo (BOUZA BREY; OTERO;MARTÍNEZ 1973, 46, 50, 52, Lám. I.1; VALCARCE 1984, 153-154, fig. 18) e Cerro del Garrote, Cárceres (VALCARCE 1984, 153) e Santa Cruz, Oviedo (JORDÁ CERDÁ 1977, 186-187).

______________

1. (…) Este instrumento apareceu um pouco mais acima da meia encosta do Monte de Nossa Senhora da Assunção, elevação destacada a Norte do maciço orográfico denominado Monte Córdova, freguesia do mesmo nome, Concelho de Santo Tirso, quando em Maio de 1915 se fizeram escavações para o alargamento da esplanada, nas traseiras da Capela ali existente, que hoje é conhecida por Esplanada da Capela Velha (…) (SANTARÉM 1952, 106).

2. Bibliografia de referência – PINTO 1930, 306; SANTARÉM 1952, 106-109, fig. 1; MOREIRA 2007, 46, n.º 6.

3. Comprimento máximo 171 mm; Largura máxima do gume 43 mm; Diâmetro máximo do orifício 5 mm; Espessura máxima 133 mm; Peso 155, 25 gr.