61.

Sineta

Proveniência – Castro de Alvarelhos, Alvarelhos, Trofa.

Material – Bronze. Observação ao microscópio ótico – Amostra de bronze com 15 % Sn e 5 % Pb, tendo elementos menores; 0,5 % Au e 0,1 % Fe. A microestrutura evidencia o chumbo segregado e uma matriz bifásica.

Descrição – Sineta de formato cónico rematada por anel de suspensão de configuração triangular, com espessamento da fita na parte superior. Vestígios de anel de suspensão do batente em ferro. O anel de suspensão foi soldado à peça e, posteriormente, repuxado.

As sinetas são objetos relativamente frequentes e são inúmeras as peças conhecidas cuja tipologia se relaciona com o nosso exemplar, embora de horizontes

cronológicos distintos. A peça proveniente da necrópole de Stº. André, Montargil (NOLEN; DIAS; VIEGAS 1994, 122, est. LXXVII (D1-5)), apresenta características morfológicas idênticas à nossa, apesar de possuir quatro pés, revelando a sua utilização como sineta de mesa. Um outro paralelo, também do sul de Portugal, é proveniente de Alcácer do Sal, apresentado sem referência cronológica (SCHULE 1969, n.º 10, est. 108). De Monte Mozinho, Penafiel, onde se conhecem vários exemplares de cronologia semelhante, as características morfológicas são significativamente distintas, nomeadamente no que se observa no exemplar proveniente do espólio recolhido no Museu de Etnografia do Porto, de antigas escavações, sem referência estratigráfica (SOEIRO 1984, 263, est. CXXXIV, n.º 9). De Fiães são conhecidos dois exemplares que, apesar de se não conhecer o seu contexto arqueológico, o conjunto do material com que estavam armazenados no Instituto de Antropologia da Faculdade de Letras do Porto sugere uma datação tardia (ALMEIDA; SANTOS 1972, 14, est. II, n.º 7 e 8). Outros paralelos, de âmbito geográfico mais alargado, são provenientes da necrópole de Santo Estêvão de Alenquer, Paredes (PEREIRA 1970, 69, est. IV, n.º 35), e da villa Cardílio, Torres Novas (ALARCÃO; ALARCÃO 1966-67, 58-88).

Classificação e cronologia – Tipo…/Castro de Alvarelhos / Fase IV-V.

Dimensões – Diâmetro máximo da boca 54 mm; Altura máxima 51 mm; Largura do anel de suspensão 24 mm; Peso 69,7 gr.

Depósito – MMAP [ALV. 94 A, op. 07].

Bibli. – MOREIRA, 2007, 139; 2010, 978, est. CCXIII, n.º 63.