25.

Jarro

Proveniência – Monte Padrão, Monte Córdova, Santo Tirso.

Material – Cerâmica. Pasta de elevado grau de compactação e dureza, de toque vítreo. Cozedura irregular revelando um núcleo escuro (N92). Elementos não plásticos muito abundantes, de pequeno calibre e distribuição homogénea, compostos por quartzo, mica e feldspato. Acabamento cuidado com polimento intenso de cor rosado (M70). Superfície coberta por aguada espessa e aderente.

Descrição – Fragmento de bordo e asa de jarro. Bordo extrovertido rematado por lábio triangular projetado para o interior a configurar uma aba de perfil em U. Asa formada por quatro nervuras de contorno arredondado, torcidas entre si, decorada por um conjunto de orifícios, dispostos aleatoriamente.

As cerâmicas medievais vulgarmente designadas por “Cerâmica do Prado” são produções de expressão regional que revelam características morfológicas muito próprias e bem definidas. Tipologicamente apresentam uma gama variada de formas que incluem, entre outras, jarros, malgas e potes. As pastas mais características revelam um elevado grau de compactação e dureza, de toque vítreo e cozedura com núcleo escuro em contraste com a superfície de tom bege acastanhado. Os elementos não plásticos, sempre abundantes e de calibre variável, são compostos por quartzo, mica, feldspato e cerâmica moída. Geralmente, as peças deste grupo cerâmico são profusamente decoradas com motivos incisos, golpeados ou com orifícios, apresentando frequentemente cintas verticais aplicadas, de perfil triangular, que se desenvolvem do fundo ao bordo (GASPAR 1985, 51-125).

Classificação e cronologia – Tipo “Cerâmica do Prado” / Monte Padrão – Fase IX.

Dimensões – Comprimento máximo 93 mm; Espessura da parede 3 mm; Espessura da asa 20 mm; Diâmetro máximo do bordo 90 mm.

Depósito – MMAP [PAD. 86 (1A.005), 455, 458].

Bibli. – MOREIRA 2007, 160.