19.

Placa esmaltada

Proveniência – Monte Padrão, Monte Córdova, Santo Tirso.

Material – Bronze dourado com esmalte policromático em champlevé.

Descrição – Peça elaborada a partir de uma placa de 4 mm de espessura, na qual foi efetuado um rebaixamento para aplicação de esmalte policromo. Formato trapezoidal com a face lateral direita recortada em três lóbulos. Apresenta quatro orifícios localizados nas extremidades para fixação. Conserva uma figura em relevo, em posição frontal, de modelado simples e pouco volume, aplicada com dois cravos ao fundo esmaltado. O rosto possui um recorte ovalado, com nariz reto, queixo quadrado e cabelo liso, estilizado. Os olhos, redondos e salientes, com pupilas dilatadas, elaboradas com pequenos pontos de esmalte negro, conferem uma grande expressividade ao rosto, de acordo com a posição rígida e austera da figura. A personagem retratada (S. João Evangelista), segura um livro ao nível do peito e veste uma túnica larga, decorada com bandas em volta do pescoço, mangas e fundo. A cobrir os ombros possui um manto. O tratamento do panejamento é produzido por pequenas linhas incisas de perfil anguloso, pouco vincadas. O fundo é decorado com motivos geométricos e florais estilizados. O limite exterior da área esmaltada é delimitado por um pequeno “murete” que percorre a totalidade da peça. O elemento decorativo de base é constituído por círculos nos quais se desenvolvem motivos fitomórficos. A peça corresponde ao revestimento de uma cruz de altar ou processional, concretamente a um dos braços laterais, como sugerem os inúmeros paralelos conhecidos, nomeadamente a cruz que integra a coleção do Victoria and Albert Museum, n.º M.575-1910, datada de meados do séc. XIII, de proveniência desconhecida, cuja afinidade morfológica é assinalável, considerada como tendo pertencido a um altar onde estaria colocada em lugar de destaque ladeada por dois castiçais. Trata-se de uma cruz decorada com elementos esmaltados sobre cobre em champlevé, combinadas com placas de cobre douradas, gravadas com motivos vegetalistas para encastrar cristais, pastas vítreas e uma ametista. Figuras de São João e da Virgem ocupam os extremos dos braços da cruz e o topo superior e inferior, representa-se a figura de um anjo e S. Pedro. Ao centro, Cristo em Majestade com referências aos quatro evangelistas e um anjo (http:// collections.vam.ac.uk/item/O128930/cross-unknown/).

Classificação e cronologia – Produção de Limoges / Monte Padrão – Fase IX.

Dimensões – Comprimento máximo 84 mm; Altura máxima 100 mm; Espessura média 4/5 mm; Altura máxima da figura 86 mm; Largura máxima 28 mm; Peso 86,3 gr.

Depósito – MMAP [PAD. s/n.º]

Bibli. – MOREIRA 1997A, 83-87; 2005, 52; 2007, 167; 2014, 143.